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Greenwashing – O que é e como evitá-lo

Do que se trata essa prática, presente em muitas empresas, e como devemos agir para evitar que continue.

O greenwashing é a prática de fazer uma alegação infundada ou enganosa sobre os benefícios ambientais de um produto, serviço, tecnologia ou prática da empresa, ou seja, é quando uma empresa divulga informações não verdadeiras sobre as ações em prol do meio ambiente tomadas por parte dela.

Essa prática segue sendo comum entre diversas empresas dos mais variados setores. Imprecisões comuns sobre impressão e papel ainda são um grande problema, e esses equívocos são reforçados por organizações financeiras, empresas de serviços públicos e muitos outros provedores de serviços, à medida que incentivam cada vez mais seus clientes a mudar para os meios eletrônicos. Mas, em vez de se concentrar nas potenciais economias de custo do digital, muitas vezes o incentivo à mudança é baseado em alegações ambientais infundadas, como “economizar papel salva árvores”, ou,  “sua economia ajuda o meio ambiente”. Essas mensagens são infundadas e podem gerar um grande efeito na percepção do consumidor sobre o papel.

Segundo a Advertising Standards Authority (ASA), organização autorregulatória da indústria de publicidade no Reino Unido, as reivindicações de marketing devem ser claras, verdadeiras, precisas e não enganosas. Os profissionais de marketing devem basear as declarações ambientais no ciclo de vida completo do produto anunciado, a menos que a comunicação de marketing indique o contrário, e deve esclarecer os limites do ciclo de vida.

Estes profissionais devem garantir que as declarações baseadas apenas em parte do ciclo de vida do produto anunciado não enganem os consumidores quanto ao impacto ambiental total do produto.

A seguir mostramos um video da iniciativa Two Sides Campaign, uma organização que visa impedir a prática do greenwashing, explicando o conceito:

Existem muitos mitos a respeito da relação da indústria de produção de papel com a sustentabilidade, mas, quando usado de forma consciente e descartado com responsabilidade ele é, sem dúvidas, sustentável. Alguns mitos como “produzir papel destrói florestas” ou “o papel é ruim para o meio ambiente” são falsos. A produção de papel é feita a partir de florestas plantadas de eucalipto e pinus, que apoiam a gestão sustentável das flores. As indústrias que usam árvores plantadas conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas naturais.

O papel também é um dos únicos produtos verdadeiramente sustentáveis. A principal matéria prima do papel é a madeira, um material natural e renovável. À medida que as árvores crescem, absorvem CO2 da atmosfera (gás do efeito estufa). Além disso, como um derivado da madeira, o papel continua a estocar carbono. Além disso, o papel é um dos materiais mais reciclados no mundo.


O que os clientes pensam sobre essas afirmações?

Organizações de diversos setores, desde instituições financeiras até governos, estão incentivando cada vez mais seus clientes a passarem “sem papel”. Mas mudar para o digital nem sempre é bem-vindo, já que muitos consumidores valorizam a comunicação baseada em papel.

Uma pesquisa conduzida pela Two Sides em 2017 descobriu que 89% dos consumidores acreditam que devem ter o direito de escolher como recebem informes (impressos ou eletrônicos) de serviços financeiros e provedores de serviços, sem custo extra. Os resultados ainda indicam que 52% preferem ler catálogos impressos de produtos e, em média, 45% dos consumidores concordam que gostam de receber malas diretas e folhetos impressos entregues em sua casa, sendo que 46% prestam atenção a eles.

A tendência de consumir informação de folhetos impressos, correspondências não endereçadas, bem como malas diretas é maior (56%) do que em e-mails promocionais (49%).Os resultados indicam que 46% estariam mais propensos a tomar uma decisão depois de ver um anúncio em um jornal ou uma revista impressa do que se eles tivessem visto o mesmo anúncio online.

Campanha Anti-Greenwash em crescimento.

O ano de 2019 foi o ano mais movimentado, até o momento, para a campanha Anti-Greenwash. Globalmente, 388 organizações usaram alegações infundadas sobre o impacto da impressão e do papel no meio ambiente. Entre 2016 e maio de 2019, foram detectados 153 casos de greenwashing no Brasil, dos quais 85 foram notificados, e em 24 a situação foi revertida, refletindo uma taxa de sucesso de 28%.

Caso encontre alguma informação enganosa, existem diversas agências que ajudam ao combate dessa prática e recebem ativamente denúncias. Uma delas é a Two Sides, citada anteriormente no texto.

Outra forma de combate é estarmos sempre atentos às informações passadas pelas empresas e verificar a veracidade delas, se há fundamento e quais atitudes são tomadas partindo do impresso pro digital por meio da empresa, para que não haja uma disseminação de informações incoerentes quanto a preservação do meio ambiente.

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