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A Experiência do Unboxing

Como algo simples e corriqueiro se tornou uma experiência para os consumidores atuais, que buscam muito além de apenas receber o produto adquirido?

Recentemente, a empresa Keypoint Intelligence divulgou dados de uma nova pesquisa de mercado que reflete como um conceito clássico – unboxing – se tornou algo especial e aguardado pelo consumidor.

O “Unboxing” é o processo de remover o produto da embalagem, e a experiência é como você se sente ao fazer isso. Essa experiência pode ser algo simples e “esquecível”, ou pode ser extravagante e sensorial, e várias empresas estão buscando entregar essa segunda opção a seus clientes como forma de aumentar a satisfação e felicidade nas compras. Um grande exemplo de empresa que realiza esse trabalho com maestria é a Apple.

Nenhuma empresa ilustra melhor o poder do unboxing que a Apple. Abrir a caixa do seu novo iPhone é um momento emocionante. Claro, existe a expectativa de experimentar o seu novo produto, mas é mais do que isso. Há algo em abrir a própria embalagem que amplifica o efeito de realização. Este é um poder que a pesquisa da Keypoint reflete e com o qual os comerciantes de produtos embalados podem aprender.

É difícil de explicar em palavras, mas a embalagem da Apple é fascinante. É como se alguém tivesse dedicado uma vida inteira para projetar esta forma simples – mas perfeita – de tal forma que, durante o unboxing (seja seu produto ou de outra pessoa), é quase impossível não aproveitar o momento. 

Também há algo sobre a sensação da caixa. A parte superior desliza para fora da metade inferior como uma luva, e o substrato e o revestimento adicionam essa sensação luxuosa. Você quase quer colocar a tampa de volta e fazer de novo. Algumas pessoas gostam. A embalagem é quase tão envolvente quanto o produto dentro, e isso não é um acidente.

No mundo atual de experiências virtuais e digitais, o unboxing se tornou muito mais importante. Em uma sociedade afetada pela pandemia, a experiência tátil de desembalar a marca geralmente substitui aquela que muitas pessoas estão acostumadas a ter na loja. De acordo com a Keypoint, 7% das empresas que produzem produtos embalados estão agora focadas na experiência de “desembalagem”.Trinta e nove por cento estão trabalhando para aprimorar a caixa de remessa, enquanto 38% estão trabalhando para aprimorar a própria embalagem do produto. Esse processo de aprimoramento na experiência dos usuários está sendo visto como uma oportunidade para as empresas se conectarem novamente com o seus clientes pessoalmente, mantendo suas conexões através das sensações proporcionadas.

Em 2017, foi realizada uma análise pela empresa Swedbrand Group sobre a abordagem da Apple para criar a embalagem perfeita, e essa análise continua válida até hoje. Ele descreve a Apple como uma companhia “mestre reconhecido na criação de uma experiência sensorial icônica que comunica sua marca sem palavras ou mesmo um logotipo.” Aqui estão alguns fatos curiosos que contribuem para essa experiência:

  • A Apple tem designers dedicados exclusivamente à embalagem. Esses designers conhecem embalagens e isso é tudo o que eles fazem.
  • A Apple também tem designers cujo trabalho é abrir centenas de caixas de protótipos e isso também é tudo o que eles fazem (você pode imaginar?). Quanto mais caixas você abre, mais sensível você se torna à menor imperfeição. Provando que a imperfeição dá trabalho.
  • Para a Apple, a experiência de desembalar é mais do que estética. É também uma questão de facilidade de uso. Por mais que sua abordagem seja focada em um design incrível, ela também se concentra em tornar as caixas fáceis de abrir, tornando as partes componentes fáceis de serem identificadas pelo usuário e facilitando o início do uso do produto.
  • O minimalismo intencional não é apenas para aparência. Como os estudos mostram que os clientes gastam apenas cerca de cinco segundos olhando para uma caixa, mais texto cria desordem e torna menos provável que a mensagem seja transmitida. O minimalismo da Apple garante que os compradores se concentrem em uma coisa – a marca.

Embora nem toda empresa possa ser a Apple, esta história ilustra a importância do conceito de unboxing e um pouco da importância de se concentrar nesse conceito como parte de um plano de marketing estratégico. Portanto, se seus clientes estão procurando uma nova maneira de envolver seus clientes em um mundo socialmente distanciado, talvez seja uma boa hora para perguntar: “Você já pensou em desempacotar recentemente?”.

E para isso é necessário uma gráfica com qualidade e experiência de mercado, a Nova Brasileira está sempre a disposição para te ajudar a atingir seus objetivos e metas, e a criar novos conceitos para a sua empresa.

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