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GREENWASHING – Um problema a ser combatido diariamente

Normalmente na busca pela redução de custos e, muitas vezes, pouco preocupados com questões ambientais, bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até mesmo organizações governamentais, utilizam discursos falaciosos para induzir seus clientes a trocarem a comunicação impressa pela digital.

Um dos principais argumentos erroneamente utilizados é aquele que leva o cliente a pensar que, por migrar para uma conta digital, por exemplo, ‘salvará árvores’, sugerindo que a comunicação eletrônica sempre tem menos impacto negativo sobre o meio ambiente do que a comunicação impressa. Entretanto, uma vez que o papel é feito de árvores cultivadas, a premissa constitui o que chamamos de greenwashing: a prática de fazer uma alegação infundada ou enganosa sobre os benefícios ambientais de um produto, serviço, tecnologia ou prática da empresa. 

O greenwashing, além de violar normas estabelecidas de marketing ambiental, é extremamente prejudicial para indústria de celulose e papel que tem um histórico ambiental sólido e está em constante melhoria. Inclusive, cultiva milhões de novas árvores todos os dias e contribui para a preservação de extensas áreas de matas nativas, como defende Fábio Mortara, presidente da Two Sides Brasil e América Latina.

Muito se fala sobre as vantagens do uso de materiais digitais frente aos impressos desconsiderando que todo papel utilizado no Brasil vem do manejo responsável e desconsiderando também o quão prejudicial a veiculação digital pode ser para o meio ambiente. Seja pela emissão de carbono e gases de efeito estufa emitidos a partir de atividades simples na internet, que demandam inúmeras peças do mundo físico para funcionar, seja pelo descarte indevido de tecnologia, até o uso massivo de energia elétrica e gasto d’água para a manutenção e funcionamento de grandes servidores. 

 

 

Desde 2010 a Two Sides realiza uma campanha global a fim de combater o greenwashing e, de lá para cá, já abordou 2.100 organizações que faziam declarações enganosas sobre o papel e compartilhavam informações prejudiciais à indústria de comunicação impressa e contestou com sucesso mais de 970 delas! 

Enquanto consumidor, é importante que saibamos detectar empresas que, em suas divulgações, principalmente comerciais, pratiquem o greenwashing. Uma das principais formas de identificar e conferir se realmente há preocupação com o meio ambiente, é por meio das certificações ambientais, como a FSC, Forest Stewardship Council. Reconhecida internacionalmente, essa certificação aponta, por meio da sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável. Em nosso site é possível verificar que a Gráfica Nova Brasileira é uma das empresas que possuem essa certificação, demonstrando nossa verdadeira preocupação com o uso responsável dos recursos naturais. 

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