skip to Main Content

Como conhecimentos simples sobre reciclagem podem ajudar o planeta

Diante das crescentes taxas de geração de lixo causadas, em grande parte, pelo consumismo desenfreado, gerando assim mais resíduos do que se é possível manejar, a consciência da necessidade de proteger nosso meio ambiente e viver de forma sustentável é algo indispensável nos dias de hoje. Felizmente, muitos de nós já estão percebendo que a responsabilidade começa dentro de casa e que, diferente do que se pode pensar, pequenas atitudes nesse âmbito também causam um impacto muito importante na natureza. 

Uma das principais e mais simples formas de fazermos a nossa parte é através da reciclagem. Segundo estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável, mas só 2% do lixo urbano produzido é reciclado. 

Reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais utilizados e seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva, fazendo com que gerem valor e sejam reutilizados, podendo diminuir a produção de lixo e aumentar a preservação dos recursos naturais, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mostrando-se como uma das alternativas mais eficientes para tratamento dos resíduos sólidos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, a reciclagem está diretamente inserida no contexto da Economia Circular, tema de grande relevância atualmente. 

De acordo com a Two Sides, reciclar produtos usados geralmente é muito mais eficiente em termos energéticos do que fabricá-los do zero e esse processo pode ser menos poluente, além de diminuir a quantidade de lixo indo para os aterros sanitários. Nesse sentido, precisamos destacar um dos principais materiais reciclados no Brasil: o papel, com uma taxa de reciclagem de 70,3%. Considerando que existe um taxa de reciclagem máxima teórica de 78%, por conta do papel “retido” em produtos de uso prolongado (livros, documentos, produtos não recicláveis como papéis sanitários, etc.), a taxa alcançada é bem significativa. 

Apesar das altas taxas de reciclagem de alguns materiais como o papel, muitas pessoas desconhecem o que pode ou não ser reciclado e como fazer a destinação correta desses resíduos. Uma das principais consequências desse desconhecimento é que uma parcela importante do material separado para reciclagem acaba sendo rejeitada por conta da contaminação e vai para o aterro sanitário. 

Atualmente podemos notar uma crescente onda de preocupação ambiental e sustentabilidade, principalmente pela geração dos ‘millennials’ – pessoas nascidas entre 1981 e 1995 – que privilegiam produtos reutilizáveis e apoiam marcas amigas do meio ambiente. Entretanto, segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, não há tanto entusiasmo com reciclagem e isso é explicado por ainda haver muita dúvida sobre o que pode ou não ser reciclado. 

Buscando o compartilhamento de informações relevantes e eficientes para a sociedade e em prol da responsabilidade ambiental, trouxemos algumas orientações sobre o que deve ou não ir para os recipientes de reciclagem. Pelo fato de nossa especialização ser os produtos à base de papel e também movidos pela grande taxa de reciclagem desse material, como comentado anteriormente, o direcionamento dessas orientações será sobre esse material. Entretanto, há uma regra geral que funciona para os outros materiais recicláveis como o plástico, alumínio, vidro e outros: os materiais devem estar limpos antes de serem destinados. Apesar disso, cada prefeitura disponibiliza as informações detalhadas e específicas sobre como é feita a reciclagem no em seu município e é muito importante que você faça esse contato.

Se tratando de embalagens de papel e papelão, as regras são particularmente simples e uma ótima notícia: tudo se resume ao bom senso e é mais rápido listar o que não pode ser reciclado do que o que pode. 

Papel e embalagens à base de papel que não podem ser recicladas

O importante aqui é lembrar que apenas papel limpo é aceito pelos centros de reciclagem. Ou seja, materiais que estejam contaminados com substâncias alimentares como embalagens de sorvete e caixas de pizza, com graxa, sujeira ou tinta não podem ser reciclados. Esses itens contaminados devem ser destinados ao lixo comum. 

As caixas de pizza, apesar de serem feitas de papelão – material normalmente reciclável – costumam conter resíduos gordurosos e restos de alimentos que impedem a reciclagem. O que pode ser feito nesse caso, é destinar ao recipiente reciclável a tampa, se estiver limpa. 

Toalhas de cozinha e lenços de papel como o higiênico e guardanapos utilizados não podem ser reciclados.

Papéis picados podem dificultar a reciclagem, os destine em sua forma integral (sem picotes) à reciclagem. 

Embrulhos de presente que, apesar de serem de papel (e serem recicláveis) contenham glitter e/ou enfeites metalizados à base de plástico podem ser um problema para a reciclagem. Separe esses materiais antes de dispensar o papel no recipiente reciclável.

No caso de itens de papel com revestimento em plástico ou cera, a menos que seja possível remover o revestimento, geralmente também são materiais rejeitados pelos centros de reciclagem. Existem empresas especializadas na reciclagem de embalagens do tipo “longa vida” que possuem plástico e alumínio além do papel e, assim, esse tipo de embalagem pode ser reciclado. Aqui é importante lembrar de retirar as tampas plásticas antes de descartá-las. 

Percebeu como é simples e totalmente realizável reduzir um pouco o nosso impacto ambiental? Além de evitarmos desperdícios reduzindo ou eliminando o consumo daquilo que não for realmente necessário, fazer a reciclagem de tudo o que for possível também é uma atitude muito importante para o planeta e você pode começar isso dentro da sua própria casa! 

_

Referências

Sigraf/Two Sides – Como ajudar o planeta com conhecimentos simples sobre reciclagem

Lixo do mundo dobrará de volume até 2025

Os benefícios da reciclagem do papel – Two Sides Brasil  

A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente – meuResíduo

Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia

Back To Top