skip to Main Content

Mitos e Verdades sobre o Papel

A produção e utilização do papel é rodeada por diversos mitos. Aqui iremos mostrar que nem sempre o que é falado realmente é o que acontece.

Vamos quebrar alguns deles?

  1. Mito: A produção de papel desmata florestas nativas.

O desmatamento não ocorre dentro do setor de florestas plantadas, pois as áreas escolhidas para plantações são áreas previamente degradadas pela pecuária e agricultura.

 

  1. Mito: Somente o papel reciclado deve ser utilizado.

Sem novas fibras, o ciclo do papel não pode ser mantido. Fibras recicladas degradam-se após vários usos e a indústria de papel precisa de fibras novas, oriundas de florestas manejadas de forma responsável, para manter o ciclo renovável.

 

  1. Mito: Florestas plantadas são ruins para o meio ambiente.

– Não estão substituindo florestas naturais;

– Contribuem para a recuperação de áreas degradadas;

– Absorvem gases causadores de efeito estufa;

– São plantadas em sistema de mosaico, onde extensas áreas de preservação permanente e de reserva legal se mesclam harmoniosamente com as plantações florestais e áreas vizinhas de produtores rurais, o que fornece um ambiente extremamente diversificado e sustentável;

– Proveem abrigo, refúgio e alimento para animais da fauna silvestre.

Uma pesquisa internacional, realizada por Two Sides e Toluna, com mais de 10.700 consumidores em 2017, descobriu: Consumidores em todo o mundo preferem ler a versão impressa de livros (72%), revistas (72%) e jornais / notícias (55%) do que opções digitais. Muitos entrevistados também indicaram que a leitura impressa é mais agradável do que ler eletronicamente.

Mostramos aqui que, mesmo com a necessidade do uso consciente, nem todos os mitos em torno do papel são verdadeiros. A produção e uso correto do material impresso ainda é muito importante para a comunicação nos dias de hoje.

Back To Top