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A Importância De Se Alinhar Embalagens De Produtos Com A Sustentabilidade

A importância de se alinhar embalagens de produtos com a sustentabilidade

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a importância da sustentabilidade. Do lado do consumidor, há uma grande preocupação com o meio ambiente que acompanha o desejo de reduzir o impacto no planeta e se alinhar a opções mais saudáveis de consumo. Do lado das empresas, ser sustentável vai muito além de uma necessidade de mercado: se torna um verdadeiro transformador do modo de pensar a produção. Muitas empresas assumem compromissos alinhados a essa pauta, como a Heinz que possui a notável meta de tornar todas suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ​​ou compostáveis ​​até 2025 a nível global. 

Para cumprir os compromissos em prol da conservação do meio ambiente, a aposta que é feita tem as inovações como norteadoras. Partindo da famosa garrafa de ketchup Heinz até os kits de teste da COVID-19, a utilização de celulose, papel e fibras de madeira vêm ganhando espaço notável nas produções. Nos baseamos em matérias da Two Side e da Packaging Strategies, exploramos um pouco dessas ideias. Vamos conhecer algumas delas?

 

KETCHUP HEINZ EM EMBALAGEM DE PAPEL

O vidro de ketchup Heinz pode estar com seus dias contatos. Junto à empresa Pulpex – criadora da garrafa de uísque Johnnie Walker – a Heinz tem desenvolvido um dispenser feito de celulose de madeira 100% de origem sustentável. Scott Winston, CEO da Pulpex, acredita que “o espaço para embalagens baseadas em papel é enorme e quando marcas globais como a Heinz adotam esse tipo de tecnologia, é uma boa notícia para todos”. Em caso de sucesso no desenvolvimento do dispenser, a Heinz Tomato Ketchup será uma das maiores marcas a mudar de embalagens de vidro a papel – incentivando mais marcas e empresas a seguirem a tendência. 

 

VEUVE CLICQUOT E CAIXAS DE VINHO

A Maison Veuve Clicquot é uma marca de champanhe de luxo que elaborou duas versões de embalagens sustentáveis para seus produtos. Na primeira, utilizou uma mistura de batata, fibras naturais, papel e água que criou uma embalagem ecológica e isotérmica. Na sequência, a marca inovou mais ainda e decidiu embalar seu famoso champanhe numa caixa eco-friendly, 100% reciclável e biodegradável, extraída a partir de um subproduto de sua própria produção: resíduos de uvas, juntamente com papel reciclado.  

 

EMBALAGEM COMESTÍVEL DE COGUMELO

Em parceria com estudantes do Instituto Politécnico Rensselaer, a empresa Ecovative Design, de Nova York, desenvolveu uma embalagem a partir da fusão de raízes de cogumelos com resíduos agrícolas chamada Mycobond e a comercializa, via encomenda, por seu site. As embalagens são criadas com fungos mycelium que ficam isolados por uma semana em local escuro e com temperatura ambiente. Durante sua produção, as emissões de gás carbônico chegam a ser dez vezes menores que na fabricação de embalagens convencionais e utilizam uma quantidade de energia oito vezes inferior que as convencionais. 

O material da embalagem é biodegradável, resistente ao calor e tem a capacidade de assumir várias formas e tamanhos, dependendo da necessidade e uso do produtor. É capaz de substituir isopores, espumas ou isolantes semelhantes, e está sendo usado em diversos produtos transportados nos Estados Unidos.

 

TESTES DA COVID-19 SUSTENTÁVEIS

Por fim, trazemos o cenário do plástico com a crise da COVID-19. Enquanto a pandemia estava em seu auge, é compreensível que ideais de sustentabilidade estivessem em baixa na lista de prioridades da maioria das pessoas. Agora, passado o pior, a atenção tem se voltado à quantidade de plástico utilizada nos kits de teste da doença que, em seu tamanho médio, continham 10g de plástico não reciclável que iam parar em aterros sanitários em todo o mundo. 

Diante desse cenário, designers procuraram soluções mais sustentáveis e uma delas pode ser o Eco-Flo, um teste rápido biodegradável e reciclável feito de polpa de papel e consiste em uma única peça que se abre para receber a saliva do usuário e é fechada em seguida. O resultado é exibido em 15 minutos e Jo Barnard, fundadora e diretora criativa do estúdio de design Morama entende que “não podemos salvar a vida das pessoas e prejudicá-las mais tarde com o aquecimento global”, mostrando uma preocupação importante e pensada a longo prazo. “Sabemos que essas coisas acontecem, então vamos estar preparados para elas da próxima vez.”

Lembrando que grande parte dos consumidores tem se preocupado cada vez mais com as questões ambientais, é intuitivo pensar que embalagens sustentáveis têm grande visibilidade e aceitação no mercado. Além disso, essa prática pode favorecer o negócio em aspectos como redução dos custos, melhora do posicionamento de marca contando com um diferencial competitivo e também contribuindo para educação ambiental.

Sendo assim, mudar os hábitos e adotar embalagens sustentáveis em seu negócio se mostra como um passo muito significativo para contribuir com o meio ambiente e melhorar os resultados da sua empresa, uma decisão que favorece a todos os envolvidos. 

Para descobrir como a Gráfica Nova Brasileira pode te ajudar nesse objetivo, entre em contato conosco pelo telefone (021) 3799-0404 ou pelo e-mail orcamento@novabrasileira.com.br.

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