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Consumidores preferem embalagens de papel

Papel e cartão são materiais de embalagem versáteis e eficazes, seja em armazenamento ou em transporte, nas lojas ou nas residências. Isso tem sido comprovado por vários estudos. A embalagem robusta e de marca conhecida dá uma ótima primeira impressão ao potencial comprador, o que aumenta as expectativas em relação ao produto. Essas expectativas influenciam a forma como o cliente percebe o produto em si. As expectativas mais altas, se não forem realmente contrariadas pelo produto, resultam em uma melhor experiência do cliente.

Papel: a escolha de embalagem preferida e sustentável.

Com o fechamento das lojas físicas durante a pandemia, o crescimento das compras online resultou em um número recorde de embalagens chegando às portas dos consumidores. Junto com toda essa mercadoria e a quantidade enorme de produtos chegando diretamente na porta das casas, veio uma crescente consciência dos materiais usados para embalar e despachar as encomendas e o impacto que esses materiais têm no meio ambiente. Uma nova pesquisa encomendada pela Two Sides, organização voltada para o uso consciente do papel, e conduzida pela empresa de pesquisa internacional Toluna, descobriu que os consumidores no Brasil e no mundo acreditam que a embalagem à base de papel é melhor e menos agressiva para o meio ambiente do que outros materiais de embalagem.

Os participantes da pesquisa foram solicitados a classificar seu material de embalagem preferido (papel/cartão, plástico, vidro e metal) com base em 15 atributos ambientais, estéticos e práticos. No Brasil, dos 15 atributos, o papel/cartão foi o favorito para 12 deles, o vidro foi o mais votado para 2, o metal para 1 e o plástico, 0. Um percentual de 54% dos respondentes acham que elas são melhores para o meio ambiente, 57% mais fácil de reciclar e 60% mais barata.

Os consumidores norte-americanos também preferiram embalagens de papel/papelão em outros atributos ambientais, incluindo ser compostável em casa (65%) e mais fácil de reciclar (44%). Mais da metade dos consumidores britânicos preferem embalagens baseadas em papel como melhores para o meio ambiente,  51%  por serem mais fáceis de reciclar e  77%  por serem compostáveis em casa. Isso mostra como o cuidado pelo meio ambiente impacta na indústria atual, com os consumidores cada vez mais em busca de qualidade alinhada à sustentabilidade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com as marcas.

Marcas e varejistas desempenham um papel crucial em promover a inovação e o uso de embalagens recicláveis. Em resposta à crescente pressão do consumidor para operar de forma mais sustentável, muitos setores estão mudando de embalagens de plástico para papel.

Para ajudar na eficiência das operações logísticas, papel, cartão e papelão podem proporcionar a melhor solução. São robustos e protegem, permitindo fácil empilhamento e otimização do uso do espaço. Por exemplo, um caminhão carregado com caixas de bebidas de cartão transporta cerca de 95% de produto e apenas 5% de embalagem. Além de ser segura e higiênica, a embalagem de papel oferece inúmeras opções de design. Ela pode ser projetada em praticamente qualquer formato e impressa diretamente com informações essenciais e imagens de alta qualidade. Ela pode receber uma gama de acabamentos especiais, seja para dar um toque de luxo ou uma função tátil (por exemplo, com gravação em braile).

O valor publicitário das embalagens de papel continua construindo o reconhecimento e a fidelidade à marca em casa, onde sua aparência e sensação atrativas perduram. Esses são dois “pontos de contato” importantes – contato visual puro, no qual o consumidor vê a embalagem, e contatos táteis, em que o consumidor segura a embalagem para obter informações sobre o produto ou usá-lo. Os contatos táteis são particularmente importantes, pois são intensos e duradouros.

No Brasil a pesquisa descobriu que 58% dos consumidores estariam dispostos a evitar um varejista que não esteja tentando reduzir o uso de embalagens de materiais não recicláveis, 67% comprariam mais de varejistas que removessem o plástico de suas embalagens. Na América do Norte a pesquisa descobriu que 49% dos consumidores comprariam mais de marcas e varejistas que removem plástico de suas embalagens e 39% considerariam evitar um varejista que não está ativamente tentando reduzir o uso de embalagens não recicláveis. Já no Reino Unido, os consumidores estão dispostos a agir se não acharem que um varejista está fazendo o suficiente para se tornar mais sustentável. Sendo 42% dos consumidores britânicos considerariam evitar um varejista que não esteja tentando reduzir o uso de embalagens não recicláveis. Parte desses consumidores é considerada millennial (51%). Outros 52% dos consumidores do Reino Unido comprariam mais de varejistas que estão removendo plástico de suas embalagens.

Quando os consumidores foram questionados sobre quem tem a maior responsabilidade pela redução do uso de embalagens não recicláveis e descartáveis, mais de um terço dos norte-americanos (36%) disse que os indivíduos são os principais responsáveis, enquanto 23% acreditam que cabe às marcas e varejistas, 23% acreditam que cabe aos fabricantes de embalagens e 18% acreditam que é responsabilidade do governo. No Brasil 43% acreditam que o indivíduo tem mais responsabilidade, seguido por 16% que acreditam que a maior responsabilidade é das marcas, varejistas e supermercados.

Concluindo

Conseguimos ver melhor como os consumidores estão buscando analisar as marcas e suas ações de responsabilidade com o meio ambiente, atualmente, em sua tomada de decisão e optando por empresas que atendam às suas necessidades nesse quesito. Assim, a embalagem de papel aparece como uma forma de ser mais sustentável sem que se perca a qualidade, além de ser um material que proporciona uma maior criatividade na sua produção, deixando suas embalagens ainda mais atrativas.

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