Como uma embalagem criativa tem influência no pdv
Quantas vezes você foi imediatamente atraído pela embalagem de um produto e somente depois pensou sobre o conteúdo em seu interior?
Nos dias de hoje, a imagem se tornou um fator fundamental na vida das pessoas e também nos produtos, se mostrando um aspecto de grande influência no momento de compra. Por esse motivo, o conceito de embalagens criativas ganha cada vez mais importância e pode ser visto como um avanço no que diz respeito à arte e à tecnologia de inclusão e proteção de produtos, partindo de sua distribuição até a venda.
O objetivo principal das embalagens criativas é atrair a atenção do público, uma vez que consegue ser a principal via de comunicação até o consumidor. A apresentação de um produto é tão fundamental que pode determinar se ele obterá sucesso ou fracasso e, desta forma, se a embalagem do seu produto é capaz de atrair a atenção para ele, investir nesse aspecto tem um valor estratégico.
Dentre as funções mais importantes da comunicação por meio das embalagens estão: 1. a percepção, que é a capacidade da embalagem/produto ser percebido; partindo para a 2. diferenciação, uma vez percebido, deve ser diferenciado em um contexto de muitos produtos concorrentes; chegando à 3. identificação, que é a ligação direta entre a embalagem e seu conteúdo; até o 4. encantamento, que é a capacidade de fascinação e estímulo a compra.
Diante de uma prateleira num supermercado, por exemplo, um consumidor é fortemente chamado e influenciado a comprar o produto cuja embalagem mais atraiu seu olhar dentre todas as opções que lhe foram mostradas, chegando a casos extraordinários em que há a escolha de um item simplesmente por esse fator, sem sequer reparar naquilo que está dentro. Cores, formas e elementos visuais mais completos e chamativos expostos diante de nossos olhos têm maior vínculo com nossas emoções e, muitas vezes, os consumidores se lembram mais de uma embalagem por sua cor e forma do que por seu nome ou marca.
A seguir, trazemos uma série de embalagens criativas que praticamente se vendem sozinhas para você se inspirar e, quem sabe, pensar na criação de uma nova embalagem para o seu produto conosco!
Começamos por essa embalagem divertida de suco de laranja da Juicy Juice!
Você já tinha pensado no quão criativa e presenteável pode ser a embalagem de um colar?
Essas embalagens de macarrão feitas pela agência de design russa Nikita definitivamente chamariam sua atenção ao passar pela prateleira de um supermercado!
E a ideia dessa padaria em Taiwan para expor de forma bem humorada seus pãezinhos?
Chips de cookies da Thelma ‘s direto do forno!
E um mel que ganha asas? Ideia do designer espanhol Andrés Guerrero.
Finalizamos com esse pacote de amendoins da Hrum-Hrume pelos esquilos! (Designer by Constantin Bolimond and Vareyko Toma)