skip to Main Content

Usando a Mídia Impressa para Atingir Consumidores mais Jovens

Com os membros mais velhos da Geração Z fazendo 24 anos e os Millenials entrando em sua vida adulta, essas gerações têm uma grande influência e poder de compra. Isso faz com que seja cada vez mais importante alcançá-los nas campanhas publicitárias. Assim vamos mostrar como esses consumidores enxergam as impressões e como a comunicação impressa pode ser usada para chamar a atenção deles.

Com o passar do tempo, algo inevitável, muitos setores da indústria tiveram que se adaptar às novas gerações e pensamentos, e a indústria gráfica não foi diferente. Hoje o foco está voltado para os indivíduos da Geração Z – pessoas nascidas de 1997 à 2012. Nos próximos anos, os membros dessa geração estarão se formando nas faculdades, entrando no mercado de trabalho, comandando a economia e reformulando o mundo conforme caminham em sua fase adulta.

Para demonstrar melhor sobre esse público, vamos demonstrar algumas características deles. Essa geração foi a primeira a crescer em um mundo totalmente informatizado com a internet, os mais velhos dessa geração tinham apenas 10 anos quando foi lançado o primeiro Iphone, mostrando assim que a maioria deles teve contato apenas com smartphones, e não com celulares comuns. Esses nativos digitais tendem a ter uma grande confiança nas coisas eletrônicas. Isso pode causar uma preocupação da indústria gráfica com o fato de chegar até esses consumidores, mas o futuro não é necessariamente desolador. Uma pesquisa recente realizada pela Keypoint Intelligence mostra como esses jovens ainda respondem a comunicações impressas relevantes , se abordados com a mensagem correta.

Geração Z continua lendo as malas diretas

As malas-diretas ainda são uma grande via de comunicação impressa, chegando diariamente a milhares de usuários. Embora alguns possam assumir que as gerações mais velhas dão maior retorno a esse tipo de publicação, a pesquisa realizada pela Keypoint Intelligence sugere outro cenário. Ela mostra que, na verdade, as pessoas com idade entre 18-24 anos (Geração Z) e entre 25-34 anos (Millennials) são os grupos com maiores probabilidades de ler e dar um retorno às malas-diretas impressas.

 

Esse tipo de publicação ainda conta com uma alta taxa de resposta entre todos os consumidores jovens pois proporciona um impacto tangível, algo que não se alcança com a comunicação eletrônica. Por conta de já terem crescido com esse mundo digital, esses jovens tendem a ter uma animação diferente ao serem abordados com a comunicação impressa, principalmente em casos onde essa comunicação ocorre de maneira personalizada e quando são altamente relevantes. Consumidores jovens buscam ser vistos e ouvidos, e a mala-direta permite que as empresas se conectem de forma mais emocional e direta com eles.

Impressão e o meio ambiente para os jovens consumidores

Esse é um ponto chave para abordar esse tipo de público alvo. A Geração Z já é conhecida como a “Geração da Sustentabilidade” por alguns especialistas, e esse foco tende apenas a crescer conforme os efeitos das mudanças climáticas impactam no dia a dia. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela  Pew Research Center, essa geração e a geração anterior (Millennials) são mais ativos nas abordagens das mudanças climáticas do que gerações anteriores.

Isso traz uma oportunidade da indústria gráfica se reinventar. Materiais como o plástico tem se tornado um grande vilão do meio ambiente por conta do seu longo tempo de decomposição, já as impressões são muito mais simples de reciclar e são biodegradáveis. Mas para que isso chegue aos olhos desses consumidores é necessário que a empresa relembre seus consumidores que são amigas do meio ambiente com iniciativas reais como métodos de produção limpos, o lado social forte, reflorestamento e esforços para redução na emissão de carbono na atmosfera. Esse tipo de mensagem costuma atrair esses consumidores mais jovens.

Concluindo

Deixando para trás todos os preconceitos, a mídia impressa pode ser altamente eficaz entre os consumidores jovens. Por serem indivíduos que cresceram no mundo digital, tendem muitas vezes a serem mais receptivos com divulgações impressas ou malas diretas que entreguem um toque especial e humano em suas mensagens. Setores de marketing e comunicação que desejam atingir esse público precisam estar inseridos em seu meio ativamente, focados no meio ambiente e trabalhando por um bem maior.

Back To Top